Gildete
César
Gildette César (1922-2000) foi uma médium brasileira que exerceu atividades ligadas à Umbanda (religião afro-brasileira). Dirigiu a Tenda Espírita Guaracy, centro de Umbandismo que funcionou por mais de 50 anos no Rio de Janeiro.
Gildette começou os trabalhos em sua Tenda em 1946. Antes disto, segundo relato biográfico, esteve muito doente e chegou a ficar desenganada pelos médicos. Teria então incorporado o espírito de um índio velho (o Caboclo Guaracy) e, após isto, foi salva da morte. É curioso observar que, antes disto, Gildette detestava qualquer coisa relacionada a espiritismo, Umbanda ou religiões afro-brasileiras em geral - como ocorre com a maioria das pessoas de outras religiões que não conhecem direito a Umbanda ou o Candomblé - e, como ela mesma contava: "virando a cara pra outro lado e passando longe dessas coisas". Nessa época, ela dizia "Santo é só um boneco de pau" (como muitos evangélicos dizem hoje em dia).
Quando a incorporação aconteceu pela primeira vez, sua família acreditou que ela estava louca por causa da doença. Não obstante, Gildette abriu seu centro, primeiro em uma mansão na zona norte do Rio, à Rua Alzira Valdetaro, perto do Morro da Matriz (vários frequentadores dessa época eram do morro). Em 1964, essa mansão teve que ser demolida por ordem do governador Carlos Lacerda, para a construção da Avenida Radial Oeste, e Gildette foi forçada a transferir a Tenda Espírita para um pequena sala no prédio do Centro Comercial de Copacabana. Apesar do espaço menor, manteve os trabalhos espirituais durante mais de 35 anos, até sua morte em Março de 2000, quando a Tenda Espírita Guaracy encerraria para sempre suas atividades.
Segundo as palavras de Roberto Carelli, seu neto e biógrafo, "Gildette foi uma lutadora incansável para defender sua fé. Vindo de origem muito humilde, tendo passado até fome quando era criança, conseguiu vencer sem usar sua religião como forma de ganhar dinheiro. Ela venceu baseada apenas no ideal da caridade: ajudar aos outros como a razão para a própria vida."
Em 2007, em homenagem à Gildette e para mostrar um pouco do trabalho da médium em seu Centro, Carelli lançou o Cd Terreiro de Umbanda - Pontos cantados e riscados, que reune gravações de pontos gravados durante sessões da Tenda Espírita Guaracy ao longo de quase 15 anos.
.
. ________________________________________________________________________
Voltar para o Catálogo da VITAVISION
|