Entrada
Sobre a Oficina
Oficina de TV em São Paulo
Oficina de Teatro
Oficina Completa
Oficina Intensiva com hospedagem 
Oficina em São Paulo
Oficina em Niterói
Oficina em Cabo Frio
Dias, horários e preços
Outros cursos e Oficinas
   Curso de Apresentador de TV 
   Curso de Dublagem
   Curso de Cinema
   Curso de Fotografia
   Oficina de Locução
   Oficina de Música
Oficina para crianças
Como tirar o DRT
Professores e Colaboradores
Como se inscrever
Endereços e telefones


CURSO DE CINEMA
(Interpretação e roteiro) 

 


 

Estão abertas vagas para Curso de Cinema - Interpretação e Roteiro, na Oficina de Atores do Rio de Janeiro. As aulas começam no dia 13 de Janeiro as 19 horas.

As aulas são dadas pelo diretor Alberto Salvá (foto à esquerda), conhecido por ter dirigido vários filmes e programas de TV

Na TV Globo, dirigiu: Você Decide, Carga Pesada, Obrigado Doutor,  etc. No Cinema, dirigiu filmes, como A Menina do Lado (com Reginaldo Farias e Flávia Monteiro), premiado nos festivais de Gramado e Natal, e dezenas de outros longas, médias e curta metragens .

Para entrar no Curso de Cinema com Alberto Salvá, faça a inscrição na Oficina de Atores, na Rua Siqueira Campos 43  sl 1204 - Copacabana, ou ligue para 21-2235-3105 ou 3071-7969 (Segunda a Sábado, das 10 às 19 horas). 

Duração: 2 meses 

Valor: R$ 200,00 p/ mês  

Horário: Quintas e Sextas, das 19 as 21 horas  

Matrícula:R$ 40,00

Caso queira fazer o pagamento da mensalidade ou da parcela quinzenal por depósito ou boleto, CLIQUE AQUI

OBJETIVO DO CURSO: Preparar e aperfeiçoar atores e roteiristas para trabalharem em cinema. 

CONTEÚDO DO CURSO:  .

O tratamento dado aos episódios abrange praticamente todos os Gêneros importantes da Dramaturgia, que serão explicados e desenvolvidos pelo monitor: Drama, Melodrama, Comédia, Ação, Aventura, Épico, Historia da amor, Tragédia, etc.

Os Recursos Expressivos serão analisados em cada episódio, um por um: Roteiro, Diálogos, Atores, Iluminação, Câmera, Cenários e Objetos, Roupas, Cabelo e Maquiagem, Som, Música, Edição. E o Diretor, como coordenador de todos estes Elementos Expressivos.

Story-line, Sinopse, Argumento, Escaleta, Roteiro, Roteiro Técnico.

Credibilidade da Trama. O que faz a trama andar. Formulação das tensões principais.

Fundamentação da Trama: Que? Como? Quando? Por que? Para que?

Criação do personagem: Aparência pessoal, Postura física, Voz, Hábitos. História pessoal. Pontos fracos e fortes; carências,; feridas.

Personagens da Dramaturgia: Herói, Mentor, Guardião, Arauto, Camaleão, Sombra, Pícaro.

Formas de acabar um episódio, ou resolução de um núcleo.

Necessidade de empatia com todos os personagens. Ressonância.

O espectador deve procurar um sentido próprio para a história.

Dramaturgia no tempo das cavernas. O contador de histórias.

O herói dramatúrgico é o personagem que leva o espectador para dentro da história. Sem herói não há narrativa. O herói é aquele que muda. 

Dramaturgia como ordenação dos elementos caóticos da vida real. Tentativa de compreensão, através dos arquétipos, do significado profundo das coisas. A finalidade da dramaturgia é a transformação. A boa dramaturgia acompanha de perto a emoção do espectador. 

Deus Ex-machina. Hard-selling. Time-frame. McGuffin. 

Formulação da tensão principal. Culminância e resolução.

Jogo cada vez mais alto. De quem é a história? O que cada personagem quer? Em outro lugar ou de outro modo o impacto da cena seria melhor? Há cena de preparação ou conseqüência? A cena leva a história adiante?  Não explicar tudo.

Capacidade de identificação universal. Estabelecimento do que está em jogo. Símbolos e signos. Imagens arquetipais. 

Desequilibrar a história para torná-la mais interessante. 

Importância do momento crucial: último cigarro, último encontro. Metáforas: rio, percurso, trilha, jornada.

Toda ação deve ser lógica e justificada internamente. A lógica e a coerência permitem que a história se narre por si só. 

O autor não deve impor; o espectador deve dar sentido próprio à história. 

Não refletir sobre o drama. Não falar sobre as emoções. Não definir estados de alma. Não anunciar o que se vai ver. Não contar o que se vê ou que já foi visto. 

Reunir um máximo de emoções num mínimo de tempo. Informação e não-informação. 
Construção do roteiro em “camadas”. Deixar claro a quantidade de tempo em que decorre a história. Vários “takes” diurnos alinhados podem significar meses ou anos. Vários “takes” noturnos só conseguem significar uma noite. Formas de distender o tempo dramatúrgico. Elipse. O rigor da construção dramática tem preferência sobre a lógica psicológica. Suspensão da dúvida. 
Exposição do tema e dados pessoais em cenas de conflito. Senso do acontecimento. Ressonância. 
Quantas “cenas” pode ter uma cena.

Estruturas narrativas.

Núcleos e sub-núcleos. “Ecos” dramatúrgicos. As seis funções dramáticas de Etienne Souriau. As quatro formas de acabar uma história. Clímax irrefutável, fim satisfatório.

O personagem puxa a história e não o contrário. Todo personagem deve ter o seu momento. Tanto na obra como um todo como em cada cena todos os personagens devem querer alguma coisa.
Diapasão. 
Qualquer coisa pode iniciar o autor numa história: um personagem, uma cena, uma fala, o fim da história. 
O Fio de Ariadne.
Situação dramática: figura estrutural esboçada; sistema de forças. 
Gozzi, Polti, Goethe catalogaram apenas 36 situações dramáticas. Algumas: O Salvador; Acuado; Vítima de; Revolta; Enigma; Sacrificar-se pelo ideal; Ambição; Rivalidade entre desiguais; Remorso; Amar um inimigo; Luta contra Deus, Reencontrar; etc. 
Sem conflito não há ação. 
Story-line, Sinopse, Argumento, Escaleta, Roteiro, Roteiro Técnico.

 

PARA QUEM NÃO MORA NO RIO DE JANEIRO, OFERECEMOS HOSPEDAGEM EM APARTAMENTO EM COPACABANA ou NO ALBERGUE DE ATORES, PERTO DO PROJAC (TV GLOBO). PARA SABER COMO SE HOSPEDAR, CLIQUE AQUI

Outros cursos relacionados:

Curso de Apresentador de TV

Curso de Dublagem

Curso de Operador de câmera

 

Para se inscrever, ligar para 21-2235-3105 ou 3071-7969, ou comparecer na Oficina de Atores, Rua Siqueira Campos 43  sl 1204 - Copacabana - Horário de atendimento: Segunda a Sábado, das 10:00 às 20:00 hr

 

   

 

Oficina de Atores do Rio de Janeiro -  Rua Siqueira Campos 43 sl 1204 - Copacabana - próximo ao Metrô Siqueira Campos - Rio de Janeiro - Brasil - (21) 2235-3105 / 3071-7969