CAMERA ON


FOTOS


 MATÉRIAS    ENTREVISTAS    DICAS DE PEÇAS E REPAROS   COLABORADORES    ONOFRE    CONTATO

                           &
24-08-2005
Entrevista com o DRAC
Entrevista Retirada do site www.bikezone.com.br
------------------------------------------------------------------------------
Conheça o Drac um ícone no BMX Freestyle

Quem anda de BMX Freestyle concerteza já ouviu falar nesse cara, ele é um ícone , já fez de tudo um pouco no que se pode falar sobre aro 20, começou a andar com uns 12 anos, e desde então não parou mais, viu a evolução do esporte e fez parte de muita coisa que diz respeito a ele, agora é uma pessoa tranqüila que vive a vida movido por uma paixão, sua bike aro 20.Vamos saber um pouco mais sobre esse tão famoso amante da bike, suas opniões e idéias.

Nome: José Wilton Oliveira
Idade: 34
Tempo de Bike: Quase 20
Modalidade: Sempre andei de BMX, Race (Bicicross), Street, Dirt, Mini Rampa, pra mim não importa a modalidade sendo aro 20 to andando.
Biker: O melhor biker de todos os tempos e do Milénio é nada mais nada menos do que o senhor Mateus Hoffmam, ou simplesmente Matt Foffman, este foi o cara que fez o BMX Freestyle acontecer, tudo que poderia ser feito ele fez, recordes, tombos e fama ele conquistou. Mais nunca podemos esquecer que ele não pensou apenas nele e na suas empresas, o cara pensou no BMX mundial de verdade.
Manobra: Qualquer uma, sendo bem feita
Musica: Ramones e Fugazi
Comida: A da Mãe
Filme: Terra Brasilis
Ideal: Viver e se divertir muito
Vida: Living BMX de verdade
Futuro: Ganhar muita grana com a bike, porque até agora só sobrevivi

Bikezone: Fale um pouco de como foi seu primeiro contato com a bike?

Drac: Sempre gostei de Bike, não exatamente de BMX, nem sabia o que era essa sigla. Era final dos anos 80, tinha 16 pra 17 anos, morava em um bairro onde tinha muitos pilotos que corriam de Bicicross. Os caras eram bons de verdade, tinha Pilotos da equipe da Caloi e Galo Cross, entre eles o Ricardinho, um dos melhores pilotos que vi correr até hoje. E no mesmo bairro tinha uma pistinha de Bicicross, onde a galera treinava. Via os caras andando e saltando, era muito louco.
Ai um dia comprei uma bike de BMX e comecei a andar com os caras e derrepente quando percebi, já estava indo a campeonatos, conhecendo muita gente e não parei mais. Isso que falei acima é um resumo, pra falar a verdade não sei como foi que aconteceu direito o primeiro contato e iniciação com o BMX, tenho certeza que quem anda de bikinha vai entender o que eu estou falando.

Bikezone: O que a bike significa pra você?

Drac: Essa é aquela pergunta que todos fazem e que sempre todos falam a mesma resposta. Mais vamos tentar falar um pouco mais. Bike pra mim e para a maioria dos meus amigos que andam ou que já andaram comigo é a forma mais louca de diversão. Esse é o principio de tudo a diversão, depois vem o restante, manobras, competição e grana. Vivi mais da metade de minha vida andando ou trabalhando com o BMX e espero viver muito mais trabalhando com isso. É por isso que aquela resposta de sempre, eu tenho que dar, BMX , fez, faz e fará parte da minha vida. Não vou falar que é a coisa mais importante da minha vida, mais está bem próxima.

Bikezone: Como você vê a evolução do aro 20 hoje?

Drac: Ver a evolução do Aro 20 é comparar ao nascimento e crescimento de uma criança, todo dia tem uma novidade. Você vê uma criança hoje com 1 ano, passa alguns meses ela já cresceu, ficou diferente e ai por diante. No aro 20 é bem parecido, todo dia tem algo novo acontecendo, se você ficar parado perde o rumo e a noção do que está acontecendo. Todos os dias, tem algum piloto no mundo tentado criar uma manobra nova, tem algum designer desenhando peças novas e ai por diante, isso nunca vai parar acho que é por isso que nunca parei de andar de BMX, não parei no tempo e ainda não paro, estou acompanhando a evolução do esporte em todos os sentidos.

Bikezone: Quais são as modalidades de BMX Freestyle que mais crescem hoje no Brasil?

Drac: O certo não é falar quais as modalidades que estão crescendo e sim saber o que está acontecendo. O BMX Freestyle Brasileiro está começando a andar no caminho certo, alguns Pilotos estão começando a pensar como verdadeiros profissionais. Antes os Pilotos apenas andavam por diversão, hoje não, nossos Atletas treinam e competem com uma grande seriedade, isso é que faz a evolução do esporte. Nos 4 últimos anos vi uma safra nova de pilotos, estes chegaram com muita vontade de andar e competir, eles estão em todas as modalidades. Vou falar alguns nomes, no Flat apareceu o Arroz, no Street Diogo Canina, no Vert Reginaldo, no Dirt o Overall, esses são apenas um exemplo de pilotos que apareceram a menos de 4 anos. Isso significa que todas as modalidades estão crescendo, claro uma mais que a outra, mais todas estão crescendo juntas.

Bikezone: Quem são os pilotos que você acredita que vão fazer muita historia no aro 20? Porque?

Drac: Não vou falar de fazer a História, vou falar sobre os que já escreveram a historia aqui no Brasil, afinal temos que respeitar os nossos melhores pilotos. São Muitos que eu poderia falar, mais vou tentar falar de alguns:
No Race, o melhor de todos os tempos, Ricardo Martinez o Espanhol, este cara andava de verdade. O cara era um verdadeiro cavalheiro nas corridas, perfeito, humilde e muito, mais muito rápido.
No Vert, Pardal de Jundiaí-S.P, este cara em 1990 fazia back flip fakie no vert e voava muito, o cara anda muito até hoje.
No Street, Sergio Sant´anna , o cara sempre foi o pioneiro a fazer as manobras mais complicadas e perigosas. Ele fez e faz qualquer manobra que você pedir, só vendo pra crer, quem o viu andar sabe do que estou falando.
Mini Rampa, Wellington Utida (Tico), este era o cara das bordas, como o cara gosta de andar de mini rampa. Se alguém abriu os olhos dos pilotos de street para a mini rampa este foi o Tico, se eu comecei a andar de mini rampa, foi por causa desce Japa.
Dirt, Herides Cunha, o homem borracha, como era legal ver este cara andar, o cara voava muito, caia de todos os jeitos se levantava e parecia que nunca tinha acontecido nada.
Flat, quem eu vou falar é um piloto atual até hoje, Marcos Paulo de Jesus(Pig). Este anda muito e já fez muito pelo Flatland em nosso pais.
São Muitos pilotos que já entraram para o livro do BMX Freestyle nacional, vou falar só os nomes de alguns:
Tucano, Rodela, Dantas, João, Juca Favela, Charaba, Cromado, Onofre, Hard Core, Aranha, Balu, Neston, VP, Sapão, Marreta, Lorde, Aéro, Índio, Anjinho, Claybom, Antonio, James, Giba, Nelsão, Itaquera, Tropeço, Pardais, Cláudio, Luciano, careca e mais um monte que não me lembro agora.

Bikezone: Como o aro 20 é tratado pela mídia?

Drac: Infelizmente a Mídia Forte que é TV e Revista, nos tratam da pior forma possível. Eles querem enganar o público comum que é muito maior que os atletas e amantes do esporte. A maioria das pessoas que trabalham nestes lugares, estão lá apenas por terem um corpinho bonitinho e um rostinho delicado. Como é foda ficar em casa vendo pela TV, um campeonato de BMX Freestyle sendo narrado por alguém que nem sabe o que é um Euro B.B. Caro amigo se você não sabe o que é isso, é sinal que está vendo muita TV e revista errada. Mais infelizmente, por enquanto ainda dependemos deles para divulgar o nosso esporte. Opa !! falei por enquanto, falo isso porque cada vez mais os sites estão fazendo o papel da TV e Revista, não vai demorar muito e logo a galera não vai mais prestar mais atenção neles.

Bikezone: A que fato você atribui, os empresários não darem tanto valor para a bike, como pro surf e pro skate?

Drac: Acho que a culpa é totalmente dos Pilotos. Isso mesmo vou dar um exemplo, quantos Pilotos de BMX você conhece ou já viu que usa camiseta com estampa de Skate ou Surf, tenho certeza que muitos. E ao contrário, quantos Surfistas ou Skaters você já viu usando camiseta de BMX, tenho certeza que nenhum. Esta é a diferença, ainda não temos um publico 100% fiel ao consumo do BMX. Vou dar um exemplo sobre peças de Bike.
Imagine duas lojas, uma sempre ajuda nos eventos, apóia atletas e tudo mais, faz tudo pelo esporte, enquanto a outra não faz absolutamente nada, nem sabe o que significa BMX, a única coisa que eles fazem é pegar os produtos e vender. A primeira loja que, investe e apóia o BMX não consegue vender os produtos com desconto, devido aos seus inúmeros gastos. A segunda que não faz nada pelo esporte consegue sempre dar desconto para vender os produtos. Ai Pergunto para qualquer Piloto de BMX Brasileiro, em qual loja você compraria, muitos vão falar que é na Primeira que ajuda o BMX, mais isso não é verdade, a maioria iria comprar na loja que apenas vende barato. Você pode estar se perguntando "mais não está certo comprar em um lugar mais barato", claro que sim, está muito certo, mais me responda uma coisa e se a primeira loja resolver parar de ajudar o BMX, como o esporte vai ficar. Essa é a diferença, os atletas de Surf e Skate, são muito fiéis as suas marcas, coisa que no BMX brasileiro, ainda não acontece. Isso que acabei de falar está mudando, muitos pilotos já começaram a entender o que é ser fiel ao seu esporte.
Galera entenda isso, não compre produtos de marcas que não ajudam o BMX, só dessa forma as grandes marcas nos ajudarão. Só mais uma coisa, "Tenha certeza que as marcas de Surf e Skate, sabem e conhecem muito, o que acontece no BMX Brasileiro".

Bikezone: O que te motiva a continuar acreditando no BMX?

Drac: Ai meu Deus essa é uma pergunta bem complicada.

São muitas coisas, mais vou ser bem sincero a anos sobrevivo apenas do BMX, se eu não acreditasse neste esporte já teria saído fora a muito tempo. Teria saído Fora do ramo de Peças, mais com certeza estaria andando até hoje, quem me conhece sabe que estou falando a verdade. Não falo que estou no esporte apenas pela grana mais faz parte. Se você pegar um atleta Top de qualquer modalidade, de qualquer parte do mundo, que treina o dia todo ele vai falar que tudo isso é por causa do dinheiro. Não existe atleta sem grana para investir.
Já passei por varias fazes, vi inúmeros piloto começarem a andar e parar, me quebrei muito, perdi grana, perdi namoradas, perdi anos de escola, mais ainda estou aqui e isso ninguém pode falar que é mentira.

Bikezone: Os profissionais de aro 20" estão cada vez mais chegando no nível dos gringos, como você encara este fato?

Drac: BikeZone, Isso é um grande equivoco, falo e provo pra qualquer um.
Nossos pilotos de BMX Freestyle são os melhores do mundo.
Pense bem, você já deve ter visto alguma revista ou vídeo gringo, então como tem pistas naqueles países e caixa de espuma tem em cada esquina, até para motos.
O que estou querendo dizer é que material humano e pilotos com um grande dom de andar de BMX, temos, o que não temos é a estrutura dos caras, essa é a nossa diferença.
Você já deve ter visto pilotos falando que preferiam ter se machucado do que ver sua bike quebrada, isso é uma grande força de vontade.
Em 2000, fui para Fortaleza, lá tinha um cara que fazia Back Flip 360, eu que já tinha visto tudo não acreditei, o cara aprendeu onde, "Na Terra" dura e seca, muito diferente dos Gringos que vão para uma colônia de férias andar em pistas maravilhosas, cheia de espumas.
Não estou desmerecendo os Gringos, mais acho que se eles tivessem no nosso lugar, iriam andar muito menos que nós.
Andar na espuma é fácil, quero ver treina no concreto.

Bikezone: Você acredita que o Brasil tem algum futuro?

Drac: Mais claro que tenho, não estou aqui pra falar que não, acredito até o fim.
O que apenas nos falta é uma grande empresa aparecer e acreditar de verdade em nós.
O que falta de verdade pro BMX Brasileiro dar um grande salto para o futuro são apenas dois grandes campeonatos por ano. Meu sonho seria fazer dois mega campeonatos por ano, um no primeiro semestre outro no segundo, seria totalmente Open.
O que aconteceria tendo estes campeonatos:
Quem não teria grana para ir a outros campeonatos, se esforçaria apenas para ir neste, viria pilotos de todo o Brasil e dessa forma os atletas iriam treinar de verdade para participar deste evento.
Sei que é um sonho, mais quem sabe.
Amigos do Bike Zone, como disse antes já vi um pouco de tudo em todos estes anos de BMX, mais uma coisa eu posso falar, estamos vivendo a melhor faze de todos os tempos.
Pilotos estão indo pra fora treinar, sempre tem gringos fazendo um intercambio aqui, atletas estão sendo assalariados, sempre temos campeonatos e muito mais coisas.
Por isso e muito mais é que tenho o orgulho de falar que vamos ter um grande futuro no BMX.

Bikezone: Gostaria de agradecer a alguém?

Drac: Agradecimentos é algo cruel, sempre esqueço de alguém, Mais vou tentar.
Agradeço a todos que gostam ou até mesmo a aqueles que não gostam de mim.

Afinal fale mal ou fale bem, mais falem de mim. Não Brincadeira. Quero mandar um abraço a todos que me acompanham nestes anos todos, sei que é difícil me agüentar, novamente um abraço todos.
Obrigada pela conversa e valeu, continue acreditando no nosso futuro...

Obrigado Drac e vamos continuar acreditando no nosso futuro, afinal depende de nós....

Texto e fotos: Patricia Valenti