Central Euro - 1 de Agosto de 2003
Grande parte dos pilotos gringos e brasileiros estão optando em colocar um central Euro, não pelo fato ser moderno e sim por outros motivos. O sistema de funcionamento do central Euro é mesmo que o central 3pçs convencional, bacias com rolamentos, espaçadores, eixo central, braços e parafusos.

A diferença direta do central convencional e do central Euro seria o tamanho. O central Euro de um quadro é bem menor que o de 50mm, isso faz com que o central Euro tenha uma pequena diferença de peso.

A imagem ao lado mostra o tamanho da diferença entre o central convencional de 50mm e o central Euro. Observe que o central Euro é tão pequeno que coube com facilidade dentro do convencional.

Não é apenas o simples fato do peso que o central Euro vem se destacando. Existem algumas manobras que são executadas que acabam chocando o central com o próprio chão, bordas, corrimões, bancos, etc... Manobras como "Feeble Grind" quando mal executadas acabam batendo a coroa ou o fundo do quadro, dependendo da base em que o piloto anda.

Relação que o Marcelinho da Dream Bikes criou com catraca de 9 dentes. Foto tirada no campeonato de Dirt Jump, onde o piloto tinha que pedalar para ganhar velocidade.

Se estamos diante de uma tendência de reduzir as relações entre Coroa X Catraca para evitar atrito, a idéia de reduzir o central será bem vinda também.

Peso:
A redução do central para Euro traz uma certa diferença de peso sim, por menor que seja. Para os que se importam com a redução de peso em suas bicicletas, devemos contar menos 200 gramas aqui, menos 500gramas ali e assim vai. Para isso existe um velho ditado - "De grão em grão a galinha enche o papo".

As relações de 44 X 16 estão agora em 25 X 9, diminuindo a relação conseguimos diminuir o número de elos em nossas correntes. Existem pedaleiras e eixos de Titânio, mais leves e resistentes que as de aço. Existe nitrogênio. Pedais de Magnésio. E uma outra serie de produtos com o que há de mais moderno no mundo do BMX.

Preço:
A aplicação da tecnologia já existente no nosso mundo BMX nos trás muitas novidades irresistíveis, a escolha é sua, mas existe um preço para pagar por ela. O conversor, ou Kit Euro, para transformar sua bicicleta numa Euro, chega entre R$250,00 a R$400,00 dependendo do modelo ou fabricante.
Além do preço do conversor você ainda deve adquirir um quadro com medidas Euro. Uma boa dica são os quadro da Master. Qualquer modelo pode vir com central Euro, basta acrescentar R$35,00 a mais no valor do quadro Master desejado, você pode fazer o seu pedido na "BMX For You".

Dicas - Continuação
Dicas na hora de montar:
1- Primeiro passo, passe algum óleo lubrificante na rosca do central EURO para que entre com mais facilidade.
2- Depois coloque a bacia com os rolamentos. Muito cuidado na hora de colocar, pois você pode acabar colocando de maneira errada e estragar a rosca do adaptador EURO.
5- Coloque o protetor do rolamento no central, o eixo, e verifique o tamanho exato do espaçador que você colocará dentro do central. Caso o espaçador fique grande demais, procure esmerilha-lo de maneira que não o deixe torto, ou irregular. Sugerimos que você leve o espaçador para um torneiro, pois eles possuem uma boa noção para reduzir tubos de aço.
4- E para finalizar, coloque o seus antigos ou novos braços de central. Não esqueça de aperta e deixa-lo sem folga.

Outros Produtos:


Eixo de Titanium Profile.
 

Catraca Profile 9 dentes de Titânio para cubos Cassetes Primo Pro.
 

Eixo de Titanium Profile para cental Primo Powerbite.
 
 
 
 
 
 
 
Matéria: Bruno Ramalho - BMX4u