Central Euro - 1 de Agosto de 2003 |
Grande parte
dos pilotos gringos e brasileiros estão optando em colocar um central
Euro, não pelo fato ser moderno e sim por outros motivos. O sistema
de funcionamento do central Euro é mesmo que o central 3pçs
convencional, bacias com rolamentos, espaçadores, eixo central,
braços e parafusos.
A diferença
direta do central convencional e do central Euro seria o tamanho. O
central Euro de um quadro é bem menor que o de 50mm, isso faz
com que o central Euro tenha uma pequena diferença de peso. |
A imagem ao lado mostra o tamanho da diferença entre o central convencional de 50mm e o central Euro. Observe que o central Euro é tão pequeno que coube com facilidade dentro do convencional. |
Não é apenas o simples fato do peso que o central Euro vem se destacando. Existem algumas manobras que são executadas que acabam chocando o central com o próprio chão, bordas, corrimões, bancos, etc... Manobras como "Feeble Grind" quando mal executadas acabam batendo a coroa ou o fundo do quadro, dependendo da base em que o piloto anda. |
Relação que o Marcelinho da Dream Bikes criou com catraca de 9 dentes. Foto tirada no campeonato de Dirt Jump, onde o piloto tinha que pedalar para ganhar velocidade. |
Se estamos diante de uma tendência de reduzir as relações entre Coroa X Catraca para evitar atrito, a idéia de reduzir o central será bem vinda também. |
Peso: As relações de 44 X 16 estão agora em 25 X 9, diminuindo a relação conseguimos diminuir o número de elos em nossas correntes. Existem pedaleiras e eixos de Titânio, mais leves e resistentes que as de aço. Existe nitrogênio. Pedais de Magnésio. E uma outra serie de produtos com o que há de mais moderno no mundo do BMX. Preço: |
Dicas - Continuação |
Dicas
na hora de montar:
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1- Primeiro passo, passe algum óleo lubrificante na rosca do central EURO para que entre com mais facilidade. |
2- Depois coloque a bacia com os rolamentos. Muito cuidado na hora de colocar, pois você pode acabar colocando de maneira errada e estragar a rosca do adaptador EURO. |
5- Coloque o protetor do rolamento no central, o eixo, e verifique o tamanho exato do espaçador que você colocará dentro do central. Caso o espaçador fique grande demais, procure esmerilha-lo de maneira que não o deixe torto, ou irregular. Sugerimos que você leve o espaçador para um torneiro, pois eles possuem uma boa noção para reduzir tubos de aço. |
4- E para finalizar, coloque o seus antigos ou novos braços de central. Não esqueça de aperta e deixa-lo sem folga. |
Outros Produtos: |
Eixo de Titanium Profile. |
Catraca Profile 9 dentes de Titânio para cubos Cassetes Primo Pro. |
Eixo de Titanium Profile para cental Primo Powerbite. |
Matéria:
Bruno Ramalho - BMX4u
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